ENOS - Laboratório de Climatologia Agrí­cola - Produtos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

1. Introdução
Dentre as forçantes climáticas de grande escala oriundas dos oceanos, o El Niño Oscilação Sul (ENOS) provavelmente é a mais estudada e influente no clima global. A extensão da região no Pací­fico Equatorial onde ocorrem as anomalias da temperatura da superfície do mar (ATSM) e a grande capacidade da água, em transportar energia, faz com que a forçante climática provoque mudanças no padrão normal da circulação atmosférica. Por isso, a ocorrência do ENOS é vista como agente de anomalias climáticas em várias regiões do globo, principalmente, na chuva.
A variação irregular e a persistência em torno das condições normais da temperatura do Pací­fico Equatorial revela duas fases opostas do ENOS. Um desses extremos é representado pelas condições de El Niño, quando se verifica um aquecimento das águas (também denominada fase quente), e a situação oposta, ou seja, quando se verifica um resfriamento das águas (também denominada fase fria), representando condições de La Niña (Figura 1).

Figura 1. Exemplos de anomalias da temperatura da superfí­cie do Pací­fico durante um evento de El Niño (anomalias posistivas) e de La Niña (anomalias negativas). Fonte: NOAA

2. Monitoramento da temperatura do Pací­fico
As figuras abaixos mostram as anomalias da TSM do Pací­fico das últimas semanas (Fonte: NOAA) e do último mês (Fonte: CPTEC/INPE). Demais informações referente ao monitoramento e previsão da TSM do Pací­fico podem ser encontrados nos websites das referidas instituições (NOAA e CPTEC/INPE), conforme destacado os endereços no menu 'Links'.

3. ENOS Modoki
Em meados da década de 2000, pesquisadores apresentaram um diferente tipo de ENOS em função da região do Pací­fico onde predominam as anomalias positivas ou negativas. Assim, além dos ENOS Convencional (também conhecido como Canônico), há o ENOS denomidado de Modoki (também conhecido como do Pací­fico Central ou de Linha da Data).
Da mesma forma que estudos tem mostrado distintas oscilações no clima em regiões do globo para cada um destes tipos de ENOS, o Labclimagri tem realizado estudos neste contexto, atestando que em Santa Catarina as influências no clima também são diferentes. As figuras abaixo mostram um resumo da tendência no regime de chuvas no Estado para a primavera e verão (ano 0) e outuno e inverno (ano +1) durante eventos do El Niño Canônico e Modoki. 'Ano 0' e 'Ano +1' é uma referência ao ano de iní­cio e ano seguinte a efetivação do ENOS, respectivamente. Nas figuras MC= Muito Chuvoso; C= Chuvoso; e N= Normalidade.








 
Copyright 2016. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal